Em uma semana que promete ser emocionante para os fãs de música instrumental, Vinicius Chagas, um dos nomes mais destacados do jazz brasileiro, estreia em O Novo Sempre Vem, série apresentada por João Marcello Bôscoli e produzida pela Trama. Com uma carreira marcada por colaborações com artistas de diferentes universos e uma prolífica produção solo, Vinicius Chagas é um nome que não pode ser deixado de fora da cena musical brasileira.
Com uma formação musical que se iniciou cedo, no ambiente religioso, Vinicius Chagas teve os primeiros contatos com o som e logo se apaixonou pelo saxofone e pelo jazz. Mais tarde, já morando em São Paulo, firmou-se na cena artística pela rara combinação entre domínio técnico e instinto de improviso. Em seu trabalho autoral, a música se constrói sem pressa, em temas longos, com camadas que se sobrepõem e se reinventam ao longo da execução.
Um traço marcante de sua abordagem é a preocupação com o coletivo. Numa analogia futebolística, Chagas seria aquele craque que joga para o time. Essa postura se tornou uma marca registrada e se manifesta tanto em gravações de estúdio quanto em apresentações no Brasil e na Europa, onde mantém uma base sólida de fãs.
No episódio de O Novo Sempre Vem, Vinicius Chagas apresenta algumas composições de seu repertório que revelam suas escolhas estéticas, do jazz ao rock progressivo, do hip-hop à MPB, reforçando uma identidade guiada sobretudo pela ousadia criativa.
“A música instrumental brasileira, há mais de um século, se renova a partir da figura do solista e dessa possibilidade de expressão livre que o jazz e o choro nos ensinaram. Vinicius Chagas traduz bem esse espírito“, afirma João Marcello Bôscoli.
O episódio de Vinicius Chagas vai ao ar na terça-feira, 24 de fevereiro, às 23h30, na TV Cultura. Após a exibição, fica disponível no app Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube, com conteúdos extras.
O Novo Sempre Vem: Uma Série que Valoriza a Música Brasileira
O Novo Sempre Vem é uma série que abre espaço a descobertas musicais, valoriza o frescor e a vitalidade da nova cena nacional e oferece visibilidade a diferentes recortes da produção atual. Em uma época em que grande parte do entretenimento é moldada por métricas digitais e decisões algorítmicas, o programa escolhe um caminho próprio, que dá protagonismo ao ser humano: da criação musical à singularidade de cada artista, passando pela curadoria e pelas equipes de produção.
Produzido pela Trama e exibido pela TV Cultura, O Novo Sempre Vem apresenta sessões de estúdio registradas em alta fidelidade sonora, com cuidado visual que valoriza cada detalhe da performance. Com direção de Luciano Cury, a primeira temporada traz versões inéditas e exclusivas, filmadas em 4K e com áudio multicanal nos Estúdios Trama NaCena, em São Paulo.
Conheça a Trama e a TV Cultura
A Trama é uma empresa que desempenha um papel importante no cenário musical brasileiro, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a variedade da indústria fonográfica nacional. Reconhecida por revelar novos talentos, lançar iniciativas inovadoras e preservar a memória da Música Popular Brasileira, a empresa consolidou-se como uma referência.
A TV Cultura é uma emissora pública que sustenta três pilares: Cultura, Educação e Informação. Com programação premiada e voltada a públicos diversos, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo atual, crítico, democrático e inovador, dedicado ao desenvolvimento do cidadão.
Ficha Técnica
Produção e realização: Trama
Produção executiva: André Szajman, João Marcello Bôscoli e Luciano Cury
Direção geral: Luciano Cury
Direção musical, curadoria artística e apresentação: João Marcello Bôscoli
Coordenação geral: Viviane Amado
Produção: H. Cajaiba e Allen Guimarães
Engenharia e edição de áudio: Caio Laranjeira e Douglas Martins (Trama NaCena)
Mixagem e masterização: Fabricio Modesto (Ready2Rumble)
Assistência de som e estúdio: Caio Laranjeira, Douglas Martins e Fernando Alves (Trama NaCena)
Direção de arte e cenografia: Theo Vieira
Direção de fotografia: Ulisses Andreguetto
Edição de vídeo: Theo Vieira
Finalização: Theo Vieira
Operadores de câmera: Renan Pacheco, André Araki, Fernando Morini, Ulisses Andreguetto e Eduardo Galeno
Iluminação: Renan Pacheco
Design gráfico: Theo Vieira
Fotografia de cena: Ulisses Andreguetto
Maquiagem: Eloyse Borges
Consultoria autoral: César Vieira
Jurídico: Dr. Claudio Serzedello Corrêa
Marketing digital: Verena Marigo Teles
Assessoria de imprensa: Marcus Cesar (Batucada Comunicação)
Estúdios de gravação: Trama NaCena – São Paulo (SP)
Exibição: TV Cultura
Patrocínio: Bradesco