Governo amplia programa MovCEUs do Ministério da Cultura em todo o país
O Governo do Brasil decidiu expandir o programa MovCEUs, uma iniciativa do Ministério da Cultura que visa levar cultura, formação e inclusão digital a comunidades carentes em todo o país. Agora, 89 unidades culturais itinerantes estarão disponíveis para atender a municípios de todas as regiões do Brasil.
Entre as cidades contempladas com o programa, destacam-se Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Itajaí, em Santa Catarina, no Sul do país. Esses equipamentos culturais móveis são projetados para serem estúdios de produção audiovisual, bibliotecas, cinemas de rua, espaços para oficinas e palcos para apresentações diversas.
De acordo com Cecília Sá, subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, a expansão do programa é fundamental para conectar comunidades, valorizar identidades locais e levar cultura a territórios diversos do Brasil. “Com a expansão, damos um salto importante na construção de uma política cultural mais capilarizada, mais inclusiva e alinhada às realidades das cidades brasileiras”, afirma.
O programa MovCEUs é parte do Programa Territórios da Cultura, uma rede de equipamentos culturais do Ministério da Cultura que inclui também os CEUs das Artes e os CEUs da Cultura. O investimento total no programa ultrapassa os R$ 77 milhões, recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do orçamento do Ministério da Cultura e de emendas parlamentares.
Para mais informações sobre o programa MovCEUs e os CEUs das Artes, acesse o site do Ministério da Cultura.
A expansão do programa MovCEUs é um passo importante para a promoção da cultura e da inclusão digital em todo o país. Com essas unidades culturais itinerantes, é possível alcançar comunidades carentes e proporcionar oportunidades de formação e cultura para milhares de brasileiros.