Introdução
A capital belém-ense, a partir de 20 de outubro, contará com um novo espaço dedicado à leitura, à pesquisa e ao conhecimento sobre a Amazônia. A Biblioteca do Centro Cultural Banco da Amazônia abre suas portas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, na Avenida Presidente Vargas, nº 800, bairro Campina. O acervo reúne 12,5 mil obras, incluindo literatura, meio ambiente e publicações ligadas à história e às atividades do Banco da Amazônia.
O espaço foi inaugurado na quinta-feira (15), após a exibição do curta‑métragem de animação O Menino Urubu. O evento contou com a presença do cineasta e diretor Fernando Alves, que lançou o livro infantil A Grande Fúria do Pequeno Duende, acompanhado de sessão de autógrafos. A cerimônia teve início às 10h, na sede do Centro Cultural.
Para a bibliotecária Patrícia Cristina Corrêa Costa, a iniciativa busca ampliar o acesso à leitura, à pesquisa e ao conhecimento, além de contribuir para a preservação da memória e da diversidade cultural da Região Amazônica. “Ao reunir essa literatura, as produções intelectuais e as obras raras, ela também contribui para preservar e compartilhar a memória da região. Então a iniciativa reforça o papel do Banco da Amazônia no desenvolvimento regional, aproximando a instituição da comunidade e valorizando a educação, a cultura e a produção de conhecimento sobre a Amazônia”, destaca.
Acervo
O acervo da biblioteca contempla obras sobre a Amazônia, literatura, meio ambiente e produções intelectuais de empregados do Banco da Amazônia. O espaço também reúne parte da coleção particular de Afonso Vianna Netto, ex‑presidente do Banpará, doada pela família após seu falecimento. Entre os destaques estão obras raras, incluindo livros do período da borracha.
Com 183,82 metros quadrados, a biblioteca dispõe de salão de leitura, salas para estudo individual e em grupo, e área destinada ao acervo bibliográfico. O ambiente conta ainda com um espaço dedicado à literatura infantojuvenil e aos romances.
Acessibilidade e consulta ao acervo
O espaço possui acesso por elevador para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e disponibiliza recursos de acessibilidade digital, como os programas DOSVOX e VLibras.
A biblioteca é aberta ao público mediante cadastro na recepção do Centro Cultural. Neste primeiro momento, porém, o empréstimo de livros está disponível apenas para colaboradores do Banco da Amazônia, incluindo terceirizados, estagiários e aprendizes. O prazo de devolução é de 15 dias. Os demais visitantes podem consultar as obras no próprio local.
Segundo a bibliotecária Patrícia Cristina Corrêa Costa, está em estudo uma proposta para ampliar a possibilidade de empréstimo aos demais usuários, mediante a entrega de um exemplar destinado à doação.
Com seu foco na região amazônica e na democratização do conhecimento, a nova biblioteca representa um marco cultural para Belém e para a comunidade do Norte do Brasil. Ao unir patrimônio literário, pesquisa ambiental e inclusão digital, o Centro Cultural Banco da Amazônia fortalece o papel do banco como agente de desenvolvimento regional, promovendo a educação e a valorização da identidade amazônica.