Ministério das Comunicações lança projeto de R$ 1 bilhão para integrar comunicação entre órgãos públicos e forças de segurança
Em uma iniciativa pioneira, o Ministério das Comunicações (MCom) apresentou um projeto que visa integrar a comunicação entre órgãos públicos do Distrito Federal e as forças de segurança pública. Com um investimento de R$ 1 bilhão, a previsão é de que a implantação da integração esteja concluída até dezembro de 2027.
O projeto visa criar uma infraestrutura exclusiva para órgãos públicos, permitindo que instituições que operavam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único, seguro e integrado. A apresentação do projeto foi realizada no dia 25 de junho, em Brasília (DF), e contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Segundo o ministro, a iniciativa representa um dos avanços da Rede Privativa do Governo Federal e visa ampliar a integração entre as forças de segurança e criar uma comunicação mais rápida e segura em situações críticas. “Em parceria com o Ministério da Justiça, essa é mais uma ação do governo do presidente Lula para combater a criminalidade, para agilizar essa comunicação importante, integrando as forças de segurança”, ressaltou Siqueira Filho.
A Rede Privativa, diferentemente das redes comerciais, foi concebida para atender exclusivamente órgãos governamentais. A novidade garante maior controle sobre o tráfego de informações e mais proteção para comunicações sensíveis. A Rede foi criada para conectar órgãos da administração pública federal por meio de uma infraestrutura exclusiva, independente das redes comerciais de telecomunicações.
O projeto contempla duas modalidades complementares: a Rede Privativa Fixa, que utiliza fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, e a Rede Privativa Móvel, que permite comunicações seguras em campo e durante operações. A medida resulta de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
Entre os órgãos que passarão a utilizar a rede estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A previsão é de que as próximas ativações comecem em setembro deste ano e contemplem os municípios de Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).